• Realizamos projetos sob medida para o seu negócio.
  • contato@mvisia.com.br
  • (+55) (11) 4302-5902
  • (+55) (11) 98134-9727

Pense no “simples” processo de escolher uma fruta no supermercado: você analisa as suas opções com cuidado, dando atenção especial a aspectos da aparência como tamanho, formato e cor. Entre uma banana verde e uma amarela, você provavelmente dará preferência à segunda; uma maçã com manchas ou imperfeições na casca provavelmente será menos atraente aos seus olhos e não será escolhida.

Embora aconteça em questão de segundos e seja aparentemente simples, esse processo de escolha é extremamente complexo e elaborado. Ao olhar as frutas com cuidado, o que estamos fazendo de fato é retirando informações úteis das imagens. O amarelo da banana é interpretado como um sinal de fruta madura e apetitosa; as manchas, associadas com sujeira ou baixa qualidade. Simples traços ou padrões visuais obtidos pelos olhos são processados pelo nosso cérebro e influenciam as nossas tomadas de decisão.

visao-computacional-1

A visão computacional é a área da ciência que visa justamente replicar essa complexidade dos nossos processos visuais e, quando possível, aprimorá-los e torná-los ainda mais sofisticados. O seu objetivo é desenvolver sistemas semelhantes à inteligência visual humana – ou seja, sistemas que possam retirar e analisar informações úteis a partir de imagens.

Atualmente, a tecnologia da visão computacional é aplicada em diversas áreas, como por exemplo no raio-x em exames médicos, na identificação da placa de automóveis em radares e na análise de rótulos de garrafas. Até recentemente, a operação desse tipo de tecnologia era inviável por conta da imensa quantidade de poder de processamento que era exigida dos computadores. Com os avanços na computação, estamos vendo um grande aumento na utilização de sistemas que simulam a nossa visão.

O setor agrícola é uma das áreas que mais vêm sendo beneficiadas com esses avanços tecnológicos. Embora máquinas para agricultura tenham começado a utilizar câmeras e sensores já nos anos 80, o desenvolvimento recente de sistemas mais elaborados de visão computacional vêm aumentando ainda mais a eficiência do setor.

Aqui na MVISIA, é exatamente isso o que fazemos: desenvolvemos tecnologia de visão computacional para nossos equipamentos e equipamentos de terceiros, visando aumentar a eficiência tanto no início do processo ao identificar produtos fora do padrão quanto na separação de produtos baseada na preferência do produtor.

Ao capturar uma imagem, nossos computadores podem analisá-la de acordo com diversos parâmetros. Dessa maneira, nosso sistema obtém dados de interesse sobre o material examinado, seja pela sua cor, formato ou por outros critérios pré-estabelecidos. O programa do computador permite que nossas máquinas consigam identificar não somente se algo está fora do normal, como também permite que ajam sobre o sistema de forma a evitar anomalias.

Atualmente, trabalhamos com sistemas e máquinas de visão computacional para eucaliptos, tomates, alfaces e uvas, e aceitamos projetos para os mais diversos produtos. Caso tenha interesse em conhecer mais sobre os nossos produtos e tecnologias, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco e marcar uma reunião!